O Pacto Educativo Global, uma proposta inspiradora do Papa Francisco, busca renovar e fortalecer o compromisso da sociedade com uma educação que promove valores humanos, inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social. Esta iniciativa propõe sete compromissos que incentivam uma educação integral, ouvindo as gerações mais jovens, promovendo a mulher, responsabilizando a família, acolhendo o diferente, renovando a economia e a política e cuidando da casa comum.
No Instituto Laura Vicuña, vivenciar e incentivar essa prática tem sido fundamental para consolidar o papel da escola como um espaço de diálogo, crescimento e conscientização. Pela manhã, a Diretora Adriana Arcerito deu início ao encontro com palavras que ressaltaram a importância do compromisso coletivo com a educação transformadora. Em seguida, todos se uniram em um momento de oração, de mãos dadas, simbolizando a união e o compromisso com os valores propostos pelo Pacto.
Na continuidade da manhã, os estudantes se reuniram no salão de atos da escola e motivados pela Coordenadora de Pastoral, Mercia, que apresentou detalhadamente o significado do Pacto Educativo Global, explicou com entusiasmo como os 7 Compromissos do Pacto Educativo podem ser aplicados à realidade do ILV, envolvendo os estudantes na reflexão a esse respeito.
Um dos nossos compromissos, priorizado neste ano em nossa escola, será o de ouvirmos as gerações mais novas, nos comprometendo também a realizarmos junto com os jovens e as crianças, ações que promovam a realização dos compromissos do Pacto.
Em um convite ao diálogo a respeito da forma que estamos construindo o futuro do Planeta, proposto pela Irmã Jacinta ( Coordenadora nacional das Escolas Salesianas do Brasil), a estudante Eduarda da 2ª série do EM, relatou: -“ Cada um de nós, com nosso jeito que ser pode fazer a diferença e que mesmo sendo diferentes, nós todos iguais.”
Por meio de um convite a pensar: “ Que sonho que me move?” os jovens foram convidados a escreverem a respeito de qual o seu maior sonho na vida!
Na contribuição deste momento especial, a Diretora Institucional, Irmã Helena Dalmônico, disse: -“Por volta dos seus 13 anos, participei de um concurso que tinha esse questionamento. E ganhei esse concurso. Relatou que esse sonho vem se construindo até hoje.”
Em suas sábias palavras, deixou-nos também a seguinte reflexão: -“ Só tem duas pessoas cuja a opinião é importante na vida da gente: A menina que eu fui aos 8 anos e a mulher que eu serei aos 80 anos. Se essas duas mulheres ficarão felizes com o que eu sei hoje, estarei realizada.”
Esse momento de conscientização e participação ativa demonstrou que, juntos, é possível cultivar um ambiente educativo que forma cidadãos comprometidos com um futuro melhor para todos.
Instituto Laura Vicuña, mais que uma Escola, um Projeto de Vida!