Fotografar e documentar o que as crianças fazem na escola é uma prática essencial que transcende o simples ato de registrar momentos. Esta atividade possui um valor pedagógico profundo e multifacetado, que contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem e para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e reflexivo.
A importância deste trabalho pode ser compreendida a partir de diversos ângulos. Primeiramente, os registros fotográficos são instrumentos valiosos para a análise dos processos de aprendizagem. Ao documentar as atividades das crianças, os educadores podem revisitar propostas pedagógicas, avaliar a eficácia de suas metodologias e identificar pontos de melhoria. Este processo reflexivo permite uma
constante evolução do trabalho educacional, garantindo que as práticas pedagógicas se tornem cada vez mais eficazes e adequadas às necessidades dos estudantes.
Em consonância com a visão de Carrieri (2017), entendemos que a fotografia tem o dever de comunicar algo. Segundo ele, “a fotografia é um instrumento que promove encontros para compartilhar o tempo”. Esta visão reforça a ideia de que os registros fotográficos capturam os movimentos e as interações que ocorrem diariamente na escola, oferecendo uma visão detalhada e autêntica das experiências das crianças. Documentar, portanto, não se resume a tirar fotos e fazer anotações, mas implica dedicar tempo para rever essas imagens e refletir sobre o contexto e as emoções capturadas, elaborando uma interpretação sobre como as crianças estão aprendendo.
Recentemente, tivemos a oportunidade de celebrar a importância da documentação fotográfica com a realização da nossa Primeira Mostra Fotográfica no Instituto Laura Vicuña. Este evento, realizado no dia 20 de julho, foi uma ocasião de grande significado, onde apresentamos aos familiares os lindos trabalhos realizados pelas crianças da Educação Infantil. A mostra não apenas evidenciou o talento e o
progresso dos estudantes, mas também reforçou a importância do trabalho colaborativo entre escola e família, permitindo aos pais apreciarem de perto o desenvolvimento de seus filhos.
Para as crianças, a documentação pedagógica serve como um material que evoca memórias dos percursos, experiências, pesquisas e propostas que já vivenciaram. Este conjunto de registros não é aleatório; pelo contrário, é uma seleção cuidadosa e interpretativa de fotos tiradas intencionalmente para explicitar momentos de descobertas e valorizar o processo de ensino-aprendizagem. Ao documentar de forma fiel as subjetividades das crianças e dos grupos, os registros expressam de maneira autêntica e não padronizada as vivências individuais de cada criança.
A prática de documentar também possui uma dimensão de autenticidade. Fotos posadas e modificadas para alterar as expressões das crianças não são o foco deste movimento. A autenticidade reside em observar e capturar as ações, sentimentos, falas e interações das crianças de forma natural e espontânea. Este enfoque permite que os educadores compreendam melhor as dinâmicas e os processos de aprendizagem em ação, proporcionando insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes.
Em suma, fotografar e documentar as atividades das crianças na escola é uma prática que enriquece o processo educativo de múltiplas formas. A visão de Carrieri sobre a fotografia como um instrumento de comunicação e partilha de experiências reforça a importância de registrar de forma autêntica e reflexiva os momentos vividos pelas crianças. Este trabalho não apenas valoriza o processo de ensino-aprendizagem, mas também contribui para a construção de um ambiente educacional mais dinâmico,
inclusivo e atento às necessidades e individualidades dos estudantes.